Investimento & Desenvolvimento

O Banco Nacional de Investimento, S.A. foi constituído a 14 de junho de 2010 e é o banco de desenvolvimento e investimento moçambicano, vocacionado para o financiamento de projetos apostados na inovação e que contribuem para o processo de desenvolvimento sustentável de Moçambique e dinamização dos sectores empresariais.

 

O Banco Nacional de Investimento é um interlocutor privilegiado não só junto das empresas moçambicanas e de investidores internacionais, mas, também, das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela disponibilização de instrumentos e produtos financeiros de apoio ao desenvolvimento.

O BNI É UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO

O BNI É UM BANCO DO ESTADO

RESULTADO DE UMA INICIATIVA DO GOVERNO VISANDO

Dinamizar o desenvolvimento do país através do financiamento de infraestruturas e da indústria transformadora

Reforçar a capacidade das empresas nacionais (públicas e privadas, com foco nas PME)

Assessorar empresas e projetos de impacto no desenvolvimento económico e social

Dinamizar o mercado de capitais como alternativa de financiamento às empresas nacionais

Assessorar o governo em matérias de finanças especializadas, nomeadamente na estruturação financeira para mobilização de financiamentos para projetos estruturantes do país

ESTRUTURA ACIONISTA

O Banco é detido a 100% pelo Estado moçambicano através do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), com um capital social no valor de MT 2.240 milhões em 31 de dezembro de 2016.

INSTITUTO DE GESTÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO (IGEPE)

O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) foi criado em dezembro de 2001, por decreto do governo, com o objetivo principal de gerir as participações financeiras do Estado, adquiridas através do processo de reestruturação do sector empresarial do Estado. Nesta fase, o IGEPE conta com 148 empresas participadas.

O IGEPE participa também, em representação do Estado, na promoção e constituição de empresas que envolvam fundos públicos, criando incentivos para iniciativas empresariais e de investimento estratégicos no sector privado.