BNI – Banco Nacional de Investimento

INSTITUCIONAL.

O Banco Nacional de Investimento, SA., foi constituído a 14 de Junho de 2010 e é o banco de desenvolvimento e investimentos moçambicano, vocacionado para o financiamento de projectos apostados na inovação e que contribuem para o processo de desenvolvimento sustentável de Moçambique e dinamização dos sectores empresarias.

O Banco Nacional de Investimento é um interlocutor privilegiado não só junto das empresas moçambicanas e de investidores internacionais, mas também, das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela disponibilização de instrumentos e produtos financeiros de apoio ao desenvolvimento.

O BNI É UM BANCO DE DESENVOLVIMENTO E INVESTIMENTO
O BNI É UM BANCO DO ESTADO

RESULTADO DE UMA INICIATIVA DO GOVERNO VISANDO:
. Dinamizar o desenvolvimento do País através do financiamento de infra-estruturas e indústria transformadora;
. Reforçar a capacidade das empresas nacionais (públicas e privadas com enfoque para as PME);
. Assessorar empresas e projectos de impacto no desenvolvimento económico e social;
. Dinamizar o mercado de capitais como alternativa de financiamento às empresas nacionais;
. Assessorar o Governo em matérias de finanças especializadas, nomeadamente na estruturação financeira para mobilização de financiamentos para projectos estruturantes do País.

ESTRUTURA ACCIONISTA
Banco é detido em 100% pelo Estado Moçambicano através do Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE), com um capital social no valor de MT 2.240 milhões a 31 de Dezembro de 2016.

INSTITUTO DE GESTÃO DAS PARTICIPAÇÕES DO ESTADO (IGEPE)
O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) foi criado em Dezembro de 2001, por Decreto do Governo, com o objectivo principal de gerir as participações financeiras do Estado, adquiridas através do processo de reestruturação do sector empresarial do Estado. Nesta fase, o IGEPE conta com 148 empresas participadas.

O IGEPE participa também, em representação do Estado, na promoção e constituição de empresas que envolvam fundos públicos, criando incentivos para iniciativas empresariais e de investimento estratégicos no sector privado.

 

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva

Tomás Rodrigues Matola

Presidente da Comissão Executiva

VALORES.

VÍDEO INSTITUCIONAL.

RESPONSABILIDADE SOCIAL.

O BNI adopta e pratica o conceito de empresa cidadã. Mais do que promover projecto e inicitivas socialmente responsáveis, buscamos de forma sistemática estabelecer uma relação ética e transparente com todos os públicos com os quais nos relacionamos.

Ao mesmo tempo que, ao estabelecermos as nossas metas económico-financeiras, fazemo-lo de tal modo que estas sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade e da comunidade onde estamos inseridos.

Prosseguimos um comportamento ético abrangente, permeando todos os processos das nossas actividades na perspectiva de assegurar a preservação ou criação de valor para a sociedade.