BNI – Banco Nacional de Investimento

BANCA DE INVESTIMENTO.

PRODUTOS E SERVIÇOS

Como Banco de Investimento o BNI, presta serviços de assessoria visando o fortalecimento da capacidade de gestão empresarial.

O BNI disponibiliza produtos e serviços, incluído assessoria e aconselhamento típicos de banca de investimento, gestão de fundos e de acesso ao mercado que proporcionem aos seus clientes uma oferta alargada e singular em Moçambique.

ASSESSORIA FINANCEIRA
REORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS
AVALIAÇÕES ECONÓMICO-FINANCEIRAS
LBO’S/ MBO’S
ANÁLISE DE SINERGIA
MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
ACORDOS DE PARCERIA
REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA
FUSÕES E AQUISIÇÕES
PROJECTOS E ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA

O BNI desenvolve a actividade de assessoria, elaboração de sindicatos bancários e concessão de crédito de médio e longo prazo, especificamente vocacionado para o financiamento estruturado de projectos com impacto no desenvolvimento de Moçambique.

Project & Structured Finance, o BNI assenta a sua actividade na estruturação de operações para projectos empresariais, dos quais seja ou não co-financiador, numa base de risco de projecto, sendo quea sua intervenção vai desde a assessoria, até ao acompanhamento e monitorização do projecto ao longo da sua vida. Abrange adicionalmente serviços de consultoria e assessoria financeira completa e serviços de organização de financiamentos estruturados para os mais variados sectores.

Com a operação de Structured Finance (financiamento estruturado), através da assessoria e montagem de operações de crédito estruturado na vertente de risco Corporate, procura acrescentar valor aos clientes, com vista a melhorar a qualidade dos balanços das empresas e, portanto, viabilizar o financiamento e sucesso de alguns projectos de investimento que, de outra forma, não poderiam ser financiados.

  • Estruturação de Financiamentos
    Arquitectura de soluções específicas, incluindo o desenvolvimento e aplicação de produtos à medida das necessidades de cada projecto, com vista à optimização da estrutura do mesmo, para a mobilização de financiamentos adequados ao seu perfil de risco, retorno e fluxo de caixa.

  •  Gestão de Risco

    Apresentação de alternativas para cobertura de risco de mercados, feitas à medida das necessidades e exposição de cada cliente, com base na avaliação dos riscos de mercado em que incorre e na avaliação do seu
    perfil de risco financeiro.

  •  Instrumentos

    Dívida Sénior e Dívida Subordinada, estruturação de empréstimos obrigacionistas, produtos híbridos (combinações diversas como Dívida Sénior e Dívida Subordinada ou de curto prazo e com produtos de longo
    prazo) negociação de instrumentos complementares de cobertura de risco, contractos de liquidez, produtos à taxa fixa ou variável.

  •  Fusões e Aquisições

    Identificação de oportunidades, análise, avaliação e estruturação da operação até à negociação e fecho da transacção. Os serviços do BNI incluem também os processos de venda, tais como a elaboração de memorando informativo, prospecção e selecção de potenciais parceiros, análise de propostas e apoio no processo negocial até o fecho da operação.

  •  Avaliações

    Avaliações independentes de empresas, unidades de negócio e projectos de investimento com base em métodos aceites e reconhecidos internacionalmente, determinando um intervalo de valores credível para os activos do projecto. Com a vasta experiência da equipa do BNI, contamos com um conhecimento sectorial e local que permite seleccionar as metodologias mais adequadas ao seu caso.

  •  Privatizações

    Assessoria a órgãos governamentais na estruturação e implementação de projectos de privatização e assessoria a investidores privados visando a aquisição das empresas a privatizar.
    Vocacionado para a assessoria a grandes e médias empresas e grupos económicos, o BNI organiza, monta e acompanha operações de Corporate Finance assumindo o papel de principal conselheiro dos seus clientes em projectos de âmbito nacional e internacional.

  •  Assessoria financeira para o fortalecimento da capacidade de gestão empresarial

    Avaliação económico-financeira de empresas:
    • Fairness Opinions
    • Análise de sinergias associadas a combinação de negócios entre sociedades;
    • Estudo de reestruturação financeira;
    • Reestruturação de Infra-estruturas diversas;
    • Reestruturação Orgânica e de Processos de Gestão;
    • Redefinição de negócios e adequação às condições reais e actuais da empresa e do mercado;
    • Estruturação, reestruturação e mobilização de financiamentos para empresas
    • Reorganização de participações empresariais;
    • Apoio a reorganizações económicas e financeiras que possam preparar as empresas para operações de mercado de capitais;
    • Constituição e coordenação de consórcios financeiros;
    • Identificação de parceiros e oportunidades de negócio.

MERCADO DE CAPITAIS

Vocacionado para a assessoria a instituições públicas e privadas, o BNI organiza operações nos mercados de acções e obrigações, assumindo o papel de principal conselheiro dos seus clientes para a colocação de Títulos de Dívida e de Equity nos mercados financeiros a nível nacional e internacional. O BNI desenvolve soluções de estruturação e execução de operações do mercado de capitais (acções e dívida) mediante as necessidades dos seus Clientes.

Adicionalmente, o BNI monta operações do mercado de capitais, como ofertas públicas de aquisição (OPA) e admissão à negociação de títulos, executando operações de intermediação financeira, gerindo a custódia de títulos e carteiras dos clientes e executando ordens nas principais bolsas mundiais.

Mercado de Título de Dívida
O BNI é um OEOT e operador de bolsa, assegurando a intermediação de obrigações de tesouro, obrigações privadas e papel comercial na Bolsa de Valores de Moçambique(Mercado Secundário).

MERCADO DE CAPITAIS – DÍVIDA

MERCADO PRIMÁRIO

ASSESSORIA DE RATING
TITULARIZAÇÃO
FINANCIAMENTOS ESTRUTURADOS
OBRIGAÇÕES
PAPEL COMERCIAL
ADMISSÃO À NEGOCIAÇÃO

MERCADO SECUNDÁRIO

O BNI É UM OPERADOR ESPECIALIZADO EM OBRIGAÇÕES DO TESOURO (OEOT) E OPERADOR DE BOLSA:
• ASSEGURA A INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA DE OBRIGAÇÕES E PAPEL COMERCIAL NA BOLSA;
• APOIA AS EMPRESAS NA ADMISSÃO À COTAÇÃO NA BOLSA: REGISTO DOS TÍTULOS

Mercado de Títulos de Propriedades – Acções (Equity)
Adicionalmente, o BNI monta operações do mercado de capitais, como ofertas públicas de aquisição (OPA) e admissão à negociação de títulos, executando operações de intermediação financeira, gerindo a custódia de títulos e carteiras dos clientes e executando ordens nas principais bolsas mundiais.

MERCADO DE CAPITAIS –ACÇÕES

MERCADO PRIMÁRIO

PRIVATIZAÇÕES
OFERTA DE PRODUTOS EQUITY-LINKED
OFERTAS PÚBLICAS INICIAIS
OFERTAS PÚBLICAS DE DISTRIBUIÇÃO
OFERTAS PARTICULARES
OFEERTAS PÚBLICAS DE AQUISIÇÃO / TROCA
FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO
ADMISSÃO À NEGOCIAÇÃO

MERCADO SECUNDÁRIO

O BNI É UM OPERADOR ESPECIALIZADO EM OBRIGAÇÕES DO TESOURO (OEOT) E OPERADOR DE BOLSA:
• ASSEGURA A INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA E VENDA DE ACÇÕES NA BOLSA;
• APOIA AS EMPRESAS NA ADMISSÃO À COTAÇÃO NA BOLSA: REGISTO DAS ACÇÕES EM BOLSA.

GESTÃO DE FUNDOS E DE ACTIVOS

O BNI presta serviços de gestão de fundos, montagem de carteiras e alocação dos activos de fundos próprios e de terceiros, incluindo gestão activa ou passiva de fundos de entidades privadas e públicas, estruturando soluções adaptadas ao seu perfil de risco. O BNI define e executa estratégias, nas suas vertentes de rentabilidade e risco, no contexto de globalização e internacionalização dos mercados. Para o efeito, o Banco possui uma sala de mercados devidamente equipada com instrumentos e sistemas que lhe permitem estar em contacto permanente com todos os mercados financeiros domésticos e internacionais.

Gestão de activos clientes públicos e privados
Montagem e gestão de carteiras de activos financeiros próprios e de terceiros, estruturando soluções adaptadas ao seu perfil de risco;
Definição e execução de estratégias de gestão de risco no contexto de globalização dos mercados financeiros.

CAPITAL DE RISCO

O BNI estrutura e gere fundos de capital de risco, destinados a investidores qualificados, avaliando e adquirindo participações temporárias em empresas com as seguintes características: potencial elevado de crescimento, contribuição para a economia moçambicana gerando emprego e valorização, equipas de gestão profissionais e dotadas de uma visão estratégica de negócio, e insuficiente capacidade financeira. O BNI Capital é o veículo através do qual o BNI avalia e assume participações accionistas no capital de empresas não cotadas na bolsa, com o objectivo de alavancar o seu desenvolvimento, sob as formas de: Capital de Desenvolvimento(investimentos, geralmente minoritários, em empresas ou projectos em crescimento) e investimento noutros Fundos de Capital de Risco.

EQUITY LOANS
MEZZANINE FINANCING
FINANCIAMENTOS INTERCALARES
CAPITAL DE DESENVOLVIMENTO